Atendimento Infantil – Seu laboratório está preparado?

Publicado em 19 de novembro de 2021

O público infantil demanda algumas estratégias para que a coleta de sangue seja tranquila e não traumática. Elaboramos este material com dicas que podem ajudar.


A coleta de sangue pode ser um momento de muita ansiedade para as crianças e também para os pais. Por isso, o laboratório e sua equipe podem contribuir para tornar esse momento mais leve.

De acordo com especialistas, a ansiedade pode, inclusive, comprometer os resultados dos exames, pois provoca aumento de alguns hormônios e do número de leucócitos no sangue.

Algumas estratégias desenvolvidas pelo laboratório podem contribuir para redução dos níveis de ansiedade no momento da coleta infantil. Separamos algumas dicas:

Instrução dos pais ou responsáveis: é importante prestar informações sobre o procedimento para o responsável que acompanhará a criança, pois é ele quem proverá amparo emocional ao pequeno paciente. Algumas instruções podem ser passadas já no momento do agendamento do exame, outras no momento da coleta. Antes da realização do exame, é importante que os responsáveis digam a verdade para a criança, de que o procedimento dói um pouquinho mas que passa logo. No momento da coleta, é importante que os responsáveis acolham e mantenham contato visual para deixar a criança tranquila. O choro é normal e não deve ser repreendido. Uma boa estratégia também, é a criança levar um brinquedo próprio, para que permaneça entretida, desde a sua chegada ao laboratório.

Ambiente e profissionais: um ambiente com objetos lúdicos ajuda no bem-estar do pequeno paciente. Os profissionais do laboratório também podem contribuir com a tranquilidade, tendo uma postura calma e afetuosa, estabelecendo diálogo e mantendo as crianças entretidas durante todo o processo.

O Laboratório Previna de Carlos Chagas/MG é parceiro Compulab e um exemplo em atendimento especializado para o público infantil.

“Investimos em cuidados humanos e atrativos para amenizar a sensação de medo dos nossos pequenos e proporcionar uma experiência mais leve, com um espaço aconchegante que os deixam mais tranquilos e à vontade, como se estivessem em casa.” (Farmacêutica Bioquímica – Brenda Pechir Tomich)

Fotos 1 e 2: arquivo Laboratório Previna – www.laboratorioprevina.com.br

Agendamento de horário: é natural que as crianças ainda não estejam preparadas para esperar, e no momento que antecede a realização da coleta de sangue, a espera pode provocar maior ansiedade. As crianças também são mais impactadas pelas emoções alheias, assim, se perceber o choro de outra criança, a tendência é desencadear maior estresse e rejeição. Por esses motivos o agendamento prévio da coleta pode ser uma ótima opção, além de evitar o tempo de espera, possibilita espaçar os horários de atendimento do público infantil.

Recompensa: a recompensa é uma estratégia utilizada para que a criança aceite melhor o procedimento. Um exemplo é o Certificado de Coragem, fornecido para os pequenos após a coleta. Brindes também são uma opção. Essas ações buscam validar o esforço da criança para vencer o medo, ajudando a desenvolver uma motivação maior para encarar o exame, além de finalizar o processo gerando sentimentos positivos que facilitarão as próximas coletas.

Tecnologia: os recursos tecnológicos também podem contribuir nesse momento. Já está em uso, em alguns laboratórios, óculos de realidade virtual, possibilitando uma distração da criança e desconexão com o ambiente físico, reduzindo a ansiedade.