Como o controle de estoque e validades pode impactar na lucratividade do laboratório

Publicado em 22 de fevereiro de 2023
Profissional de laboratório, vestindo jaleco e luva cirúrgica azuis claros, verificando a validade dos insumos laboratoriais em uma geladeira.

Pode parecer que não, mas as perdas de insumos, resultantes da falta de um controle de estoque adequado nos laboratórios, podem impactar significativamente na sua margem de lucro. Quer saber como desenvolver métodos de controle de estoque e validade? E mais ainda, como o sistema LIS pode facilitar essa tarefa? Continue conosco nesta leitura.

Quando pensamos nos ambientes laboratoriais, sejam eles de análises clínicas ou citopatológicas, encontramos o seguinte cenário: produtos perecíveis sendo utilizados em várias etapas da rotina; necessidade de manter estoque de insumos, onde uma eventual falta pode inviabilizar a realização de algum dos serviços oferecidos; processos sujeitos à normativas de controle de qualidade, em que o uso de um insumo mal armazenado ou fora do prazo de validade pode acarretar problemas ao laboratório.

Nesse contexto, o controle de estoque se mostra como uma importante ferramenta para gerenciar os insumos laboratoriais utilizados na prestação dos serviços. Porém, não estamos falando simplesmente do levantamento de inventários, que são parte das obrigações contábeis de um estabelecimento, mas de um controle constante que permita identificar, a qualquer momento, a situação do seu almoxarifado. E para isso, o sistema LIS é um forte aliado do gestor.

Como implementar o controle de estoque no laboratório?

O controle de estoque consiste em métodos desenvolvidos para a gestão dos insumos laboratoriais, que precisam contemplar todo o ciclo do produto desde a compra, passando pelo recebimento e armazenamento até a utilização final. E para que seja eficiente, é importante determinar alguns processos na rotina, que podem variar de acordo com as necessidades de cada estabelecimento.

Como boa parte dos insumos utilizados em laboratório são perecíveis, é importante também planejar o controle de validades, evitando que os produtos vençam antes do uso, gerando prejuízos financeiros. Para esta finalidade, separamos alguns aspectos relevantes em cada etapa:

  • Compra: no momento da compra é importante estar munido de informações sobre o estoque atual do produto que será adquirido e conhecer a estimativa de tempo médio para o consumo, auxiliando assim na determinação assertiva da quantidade que deve ser adquirida;
  • Recebimento: ao receber a mercadoria do fornecedor, o laboratório precisa desenvolver o processo de conferência dos itens, sem esquecer de revisar a data de validade, para que não receba produtos muito próximos do vencimento. Cada estabelecimento pode determinar um limite de tempo entre o recebimento da compra e o vencimento do produto, acordando com os fornecedores esse prazo e providenciando a devolução das mercadorias que não atendam a esse requisito. Por exemplo: determinar que o prazo de validade do produto não seja inferior à 6 meses da data de recebimento. Esse tempo deve ser avaliado caso a caso, conforme características dos produtos e de consumo do laboratório;
  • Armazenamento: a organização dos produtos no almoxarifado deve seguir o critério de data de validade, dispondo os produtos com validade mais longa atrás e os produtos com validade mais curta na frente das prateleiras. Dessa forma evita-se confusão no momento da retirada do insumo para uso, garantindo que os produtos de validade mais curta sejam consumidos primeiro. Também pode ser útil manter determinadas divisões que separem os produtos iguais mas com lotes diferentes;
  • Utilização: quando o insumo for retirado do almoxarifado para uso, é imprescindível fazer o registro da quantidade retirada e do número do lote. Assim é possível manter histórico da utilização dos lotes, controlar a quantidade de insumos em estoque e em uso, bem como as datas de validade dos mesmos e eventuais lotes que apresentem problemas no uso.

Como o sistema LIS pode facilitar o controle de estoque e validades?

Entendendo as etapas que envolvem o controle de estoque e validades, percebemos a complexidade de realizar esses controles manualmente ou apenas com a ajuda de planilhas. Porém, com a utilização de um sistema LIS, é possível otimizar bastante essa tarefa e ainda acompanhar as informações sobre o estoque em tempo real.

No Compulab existem dois tipos de controle de estoque que podem ser utilizados simultaneamente de acordo com as características de cada produto.

O controle de estoque geral que é indicado para produtos comprados em maior quantidade e que não precisam de controle rigoroso de início e término de uso do lote. Ex.: seringa, algodão, luva, garrote, etc.

E o controle de estoque por lote, indicado para produtos que exigem controle rigoroso de início e término de uso do lote, e para os produtos que o laboratório deseja controlar também a validade. Neste tipo de controle de estoque as informações de entrada do produto, início e término do uso, ficam armazenadas em um único registro de movimentação. Conforme exemplo na imagem abaixo:

Figura 1: Tela Lotes do Produto

Para conhecer todos os recursos do Compulab, clique aqui e agende uma demonstração gratuita.

Confira, a seguir, os benefícios de utilizar um sistema adequado para fazer a gestão do estoque:

Ganhe tempo e evite contagem manual

Ao fazer os registros de entrada e saída dos produtos no estoque, o sistema calcula automaticamente o saldo dos estoques por produto, permitindo a consulta e geração de relatórios e inventário a qualquer momento.

Uma vez que o laboratório já tenha cadastrado os produtos no sistema, ao receber um pedido de um fornecedor será realizada a importação do XML da nota de compra, alimentando automaticamente a entrada dos produtos no estoque, e dos referidos boletos em contas a pagar.

No momento em que o produto é retirado do almoxarifado para uso, o funcionário responsável fará o registro da baixa do estoque, indicando também o lote, quando tratar-se de controle de estoque por lote.

Mantendo esses processos, o gestor terá acesso às informações sempre atualizadas dos estoques, sem necessidade de fazer contagem manual, exceto para conferência do estoque físico em balanços anuais.

Reduza perda de produtos perecíveis

Através da listagem de estoque o laboratório consegue visualizar os produtos que estão próximos da data de vencimento. Dessa forma é possível monitorar os estoques, evitando que expire o prazo de validade antes do uso.

A imagem abaixo apresenta um exemplo de listagem emitida pelo Compulab, onde constam os produtos discriminados por lote e as colunas que indicam quantos estão fechados no estoque (sem que tenha iniciado o uso) e quantos estão em uso no momento da geração deste relatório.

Figura 2: Listagem de Produtos

Saiba quanto e quando comprar

A análise dos relatórios de estoque em tempo real garante maior assertividade nas decisões de compra. Esses controles ajudam a comprar a quantidade adequada para o consumo do laboratório, e permitem planejar os períodos de compra para que não haja surpresas com falta de insumos, além de reduzir os custos com perda de produtos e melhoria na negociação de preços no momento da compra. E para isso, o controle de estoque automatizado auxilia no fornecimento de informações relevantes.

No Compulab é possível ter um histórico das últimas compras de determinado produto por fornecedor. Dessa forma, o comprador poderá fazer comparação dos preços dos produtos no momento da compra, contribuindo para a escolha pelo menor preço.

Como apresentado ao longo deste artigo, os recursos do controle de estoque automatizado facilitam a rotina dos departamentos de compra, financeiro e a gestão do laboratório.

Uma boa gestão dos insumos resulta em economia, redução de perdas e qualidade nos processos!