Interfaceamento – uma solução tecnológica que melhora a produtividade e a segurança na fase analítica

Publicado em 13 de julho de 2022
Bioquímico operando um equipamento de análise laboratorial

O interfaceamento é uma solução tecnológica que estabelece a comunicação entre os equipamentos de laboratório com o software de gestão laboratorial, e que traz muitos benefícios para os laboratórios clínicos. Entenda, nesta leitura, como o interfaceamento pode garantir maior produtividade, segurança, qualidade e redução de custos para a fase analítica do seu laboratório.

Quando você avalia os processos do seu laboratório clínico, consegue identificar o quanto as ferramentas tecnológicas trouxeram avanços significativos em termos de produtividade, segurança, qualidade e redução de custos, não é mesmo?

O interfaceamento é uma dessas ferramentas, consistindo em uma solução que estabelece a comunicação entre os equipamentos de laboratório com o software de gestão laboratorial. Dessa forma, existe a automatização de processos, que até então eram realizados manualmente pelo bioquímico ou responsável técnico do laboratório. Com o interfaceamento o laboratório ganha produtividade e entrega maior agilidade na liberação dos resultados aos pacientes, o que se converte em satisfação e fidelização. É uma fórmula que não tem como não impactar positivamente a rotina e o desempenho laboratorial.

O interfaceamento na prática

A maioria dos equipamentos de análises existentes hoje no mercado possui uma interface capaz de estabelecer a comunicação com o software de gestão laboratorial (ou, abreviadamente, LIS). Fisicamente, é necessário estabelecer uma conexão entre o equipamento e o computador que, a depender de cada equipamento, pode ser via cabo de rede ou cabo serial.

Uma vez que o software de gestão laboratorial tenha implementado a interface do equipamento de análise e a comunicação entre computador e equipamento tenha sido estabelecida por intermédio do módulo de interfaceamento, o equipamento passará a enviar os resultados dos exames diretamente ao software, sem a necessidade de digitação dos resultados.

Existem dois modos de comunicação:

  • Unidirecional: neste caso deve-se digitar o código da amostra no equipamento, juntamente com a relação de exames a serem feitos nessa amostra, para criar o vínculo que permita o envio dos resultados do equipamento ao LIS;
  • Bidirecional: neste caso o LIS enviará os códigos de amostras, juntamente com a relação de exames por amostra ao equipamento, e estas serão identificadas no equipamento por meio de código de barras impresso nas etiquetas de amostras.

Mas não se preocupe, caso você não utilize ainda as etiquetas de identificação de amostras, é possível configurar esse recurso, com ou sem código de barras, bastando que o laboratório disponha de uma impressora de etiquetas compatível.


No Compulab já existem vários equipamentos de análises implementados, porém, é possível desenvolver o interfaceamento para novos equipamentos, sendo assim, se você quer saber se seus equipamentos de laboratório são compatíveis com o interfaceamento do Compulab, clique aqui e fale com a nossa equipe agora mesmo.


Nós sabemos o quanto a fase analítica é uma etapa complexa e que exige extremo cuidado e atenção, mas a automatização desses processos aumenta a segurança pelo fato de não ser necessária a transcrição manual dos resultados, contribuindo para a redução de erros.

Em seguida, vamos elencar os principais benefícios de utilizar o interfaceamento, e ficará mais claro para você, como essa ferramenta pode ser útil e confiável.

> Produtividade:

Como o interfaceamento é um processo automatizado, o primeiro ganho para o laboratório clínico é em produtividade, uma vez que os processos manuais demandam mais tempo para realização de cada etapa da análise e transcrição de resultados.

O processo inicia com a requisição da análise do material no equipamento, de forma manual, se unidirecional, ou automática, se bidirecional. Em ambos os casos, o envio dos resultados ao software de gestão laboratorial se dará de forma automática. A produtividade é maior se o equipamento for bidirecional, mas mesmo no equipamento unidirecional, pela eliminação da digitação dos resultados, já há ganho de tempo.

A liberação dos resultados é responsabilidade do bioquímico ou responsável técnico e o Compulab possui diversas configurações que permitem unir produtividade com qualidade.

Entendendo o processo de análises com o interfaceamento, fica evidente a otimização de mão de obra e a redução do tempo de análise, uma vez que os exames serão realizados sequencialmente, eliminando processos manuais como a transcrição de dados, que demandam muito tempo de trabalho operacional. E com isso, a entrega dos resultados ao paciente se torna mais ágil, garantindo competitividade para o laboratório e satisfação para os clientes.

> Segurança e qualidade:

Nestes quesitos, com a utilização do interfaceamento existem vários ganhos para o laboratório.

A identificação precisa da amostra, por meio do código de barras na etiqueta, garante segurança nos procedimentos. O processo de análise e transmissão dos resultados ao sistema estará vinculado, do início ao fim, aos dados do paciente, identificados na amostra.

Como a digitação é um processo naturalmente sujeito a falhas, a eliminação desta evita todos os tipos de erros de transcrição, uma vez que os resultados serão registrados automaticamente no software de gestão laboratorial, o que se reflete em mais segurança e qualidade.

Além disso, a redução do número de usuários interagindo com dados pessoais sensíveis dos pacientes amplia o controle de segurança desses dados, evitando o vazamento das informações e o acesso indevido por terceiros.

(Se você quiser saber mais sobre essas exigências de proteção de dados, clique aqui e leia o material que produzimos sobre a LGPD na saúde)

> Redução de custos:

A redução de custos é mais um dos benefícios do interfaceamento. Essa redução acontece tanto em relação à economia de recursos, quanto pela maior produtividade da mão de obra empregada.

Em termos de economia de recursos, podemos destacar a redução do volume de impressões em papel durante o processo de análise, e consequente redução do espaço necessário para armazená-los.

Mas uma outra redução de custo muito considerável está relacionada ao tempo, em horas de trabalho, da mão de obra empregada na análise. Essa redução de custo operacional pode aumentar a lucratividade e a capacidade produtiva do laboratório clínico.

Esperamos ter conseguido trazer informações úteis para você neste artigo. E agora, conhecendo melhor o interfaceamento e como ele funciona, você pode avaliar todos os benefícios da automatização para a fase analítica do seu laboratório.

Com o aumento da produtividade, aliada à redução de custos operacionais, o resultado é maior lucratividade, competitividade de mercado e possibilidade de expansão.