Websites para laboratórios de análises clínicas – entenda por que seu laboratório precisa ter um

Publicado em 22 de abril de 2022
Mulher pesquisando por laboratório de análises clínicas na internet

Atualmente é cada vez mais comum encontrar laboratórios que possuem um website para disponibilização dos laudos de exames de forma online. A comodidade que os recursos tecnológicos trouxeram, de realizar diversos serviços à distância, é algo que já se tornou hábito e os consumidores buscam cada vez mais por esses benefícios. Leia o texto a seguir e entenda por que seu laboratório precisa ter um site próprio.

Você já deve ter parado para pensar em quantas transformações esses últimos anos de pandemia trouxeram para as nossas rotinas de vida e trabalho, não é mesmo? Em se tratando do contexto dos laboratórios de análises clínicas, por exemplo, observamos um grande aumento na oferta de coletas domiciliares, buscando atender à demanda dos pacientes durante o período de isolamento social. Porém, esse é um tipo de serviço que veio para ficar, pois ele traz inúmeros benefícios aos pacientes, inclusive pensando nos idosos e nas pessoas com dificuldades de locomoção.

Assim como a coleta domiciliar, a prática da liberação de laudos de exames de forma online se intensificou, tanto para pacientes que fazem uso da coleta domiciliar, quanto para os pacientes que realizam a coleta no laboratório. Nesse sentido, o laboratório possuir um website, hoje em dia, pode ser fator decisivo na escolha do paciente, devido à comodidade que o acesso online aos exames proporciona. Cada vez mais as pessoas estão optando por fazer uso dos recursos tecnológicos disponíveis para facilitar sua rotina. Essas mudanças de comportamento do público estão fazendo com que o website, que até então era considerado um diferencial para o laboratório, se torne uma ferramenta indispensável na prestação dos serviços laboratoriais.

Mas você pode estar pensando agora: – E se meu público é predominantemente formado por idosos? Será mesmo que eles utilizariam o site?

O que nós temos observado na prática, é que a idade do paciente não é mais um fator que determina o hábito de uso de tecnologias, pois muitos idosos já estão familiarizados com esse universo digital. Além disso, também percebe-se que a própria rede de apoio dos idosos ou pacientes acamados, como familiares e cuidadores, tem buscado esse recurso de consulta online dos exames, evitando incluir novas tarefas na rotina que já é bastante atribulada.

Os benefícios da disponibilização de laudos de exames online são incontestáveis, do ponto de vista do paciente. Mas os benefícios também se estendem aos laboratórios, que hoje podem manter um site próprio, com baixo investimento e altos retornos em satisfação, fidelização e economia de recursos.

Benefícios do website para os laboratórios:

  • Satisfação do cliente: quando o laboratório oferece serviços que simplificam a rotina de seus clientes está garantindo satisfação. Como atualmente um dos ativos mais valorizados é o tempo, todo serviço que otimiza o tempo gasto com obrigações do cotidiano e libera tempo para atividades de laser e descanso é bastante procurado pelas pessoas.
  • Presença digital: é cada vez mais comum fazer buscas na internet para localizar empresas perto do domicílio ou trabalho. Quando o laboratório possui um domínio na internet (endereço de website) aumentam as possibilidades de ser encontrado pelo público durante as buscas.
  • Diferencial competitivo: como o serviço de consulta de laudos online têm sido bastante procurado pelo público, oferecê-lo coloca o laboratório em posição de vantagem no momento em que o paciente toma a decisão de onde realizar seus exames laboratoriais.
  • Otimização de tempo: a disponibilização de laudos online impacta diretamente na otimização do tempo gasto em atendimento, pois o paciente faz a retirada dos seus exames de forma autônoma, sem a necessidade de um novo atendimento presencial. Além disso, o sistema Compulab, por exemplo, possibilita que os laudos sejam carregados automaticamente para o site, após a liberação dos laudos pelo responsável técnico das análises. (Saiba mais sobre o Compulab clicando aqui)
  • Economia com impressão: com a consulta online dos resultados dos exames, o laboratório reduz custos de impressão dos laudos, o que faz bem para as finanças e para o meio ambiente.
  • Relacionamento com médicos: a disponibilização de laudos online também é uma forma de aproximação com os médicos que atendem na região do seu laboratório, pois facilita o trabalho desses profissionais. Para que o médico acesse os resultados dos seus pacientes no site, é preciso que o laboratório faça um cadastro do médico e libere uma senha de acesso aos laudos.

Características de um bom website:

Agora que já falamos sobre os vários benefícios de um laboratório investir em um site próprio, vamos analisar o que é preciso para que ele seja uma ferramenta funcional e que traga resultados.

O primeiro ponto que é extremamente importante considerar, é que os sites precisam ser responsivos, ou seja, eles precisam ser desenvolvidos para que layout e formato se adaptem a qualquer dispositivo que o usuário utilize para acessar, seja computador, celular ou tablet, por exemplo. Outro aspecto muito importante a ser considerado, além do conteúdo que fará parte do site, é que ele tenha uma estrutura intuitiva e de fácil acesso para o usuário.

(Aqui na Performática nós desenvolvemos sites que levam em consideração esses requisitos. Clique e saiba mais.)

Em se tratando da disponibilização dos laudos de exames, é importante o laboratório estar atento à segurança dos dados dos pacientes, que serão disponibilizados na internet, para evitar vazamentos e se adequar às exigências da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). A segurança está diretamente ligada à infraestrutura de armazenamento dos laudos para acesso do paciente e ao formato de integração que o sistema de gestão de exames que o laboratório utiliza terá com o website.

O Compulab gera senha de acesso aos laudos do atendimento para consulta no site do laboratório, podendo imprimir no canhoto de duas formas, como texto ou como QRCode. No site o paciente pode criar senha própria, mas é importante lembrar ao paciente que preserve qualquer senha em sigilo para evitar acessos indesejados por terceiros. O banco de dados, onde os laudos são armazenados, segue rigorosos controles de segurança. Esse processo de integração do sistema com o site é feito através de um sincronizador de laudos que automatiza o processo, garantindo segurança e agilidade, sem gerar novas rotinas de trabalho para o laboratório.

Uma pergunta que muitos proprietários de laboratório nos fazem é: para ter um website eu vou precisar me envolver com criação de conteúdo?

E a resposta é: depende. Depende dos seus objetivos com o site, depende de como o seu laboratório trabalha a comunicação e a divulgação atualmente, depende do tamanho do investimento que você está disposto a fazer.

Se o seu objetivo principal é fazer a liberação dos laudos online, não é necessário se envolver com criação de conteúdo, nem mesmo fazer atualizações frequentes. Nesse caso, inclusive, existe opção de baixo custo de investimento de aquisição e manutenção.

A atualização frequente de conteúdo se torna necessária caso o seu objetivo seja se destacar da concorrência e atingir as primeiras posições no ranking dos buscadores, ou se você quer entregar maior valor de marca ao seu público, oferecendo informação gratuita e de qualidade. Nesse caso, é importantíssimo estabelecer estratégias de conteúdo de acordo com os objetivos e valores da empresa. E também, é preciso um investimento maior, em modelos de site com múltiplas páginas, por exemplo. (Clique aqui, fale com a nossa equipe e conheça os modelos de sites que desenvolvemos)

Como vimos, o website é um recurso tecnológico que só tem a contribuir com os resultados do laboratório, podendo ter um custo bastante acessível de aquisição e manutenção. Assim como existem diferentes formatos para atender os diferentes objetivos de cada laboratório.